quinta-feira, 5 de abril de 2012

Criança não é de rua!

No último dia 03 de abril, às 14h, a Campanha Nacional Criança Não é de Rua e vinte entidades parceiras do movimento, realizaram uma manifestação em defesa das crianças e adolescentes que moram nas ruas. Os manifestantes marcharam da Praça da Imprensa até o prédio da Assembleia Legislativa conduzindo 400 cruzes numa referência ao sofrimento e o abandono da infância nas ruas.
As cruzes foram deixadas ao redor do prédio do parlamento estadual, como um protesto pela ausência de políticas eficazes para o público em foco. Entre outras providências, o movimento reivindica um diagnóstico preciso sobre esta realidade e um atendimento às famílias das crianças que precisam voltar para suas casas.

Dados sobre o fenômeno
A Equipe Interinstitucional de Abordagem de Rua de Fortaleza, uma rede especializada no assunto, diagnosticou 191 crianças e adolescentes em situação de moradia na rua em 2010. No mesmo ano, uma pesquisa encomendada pelo Governo Federal apontou 1.575 crianças e adolescentes em situação de rua no Ceará. Ainda pode ser observado um trabalho de 2008 do Governo do Estado que mapeou 504 moradores de rua, entre abril e junho de 2008, sendo 2,2% de crianças e adolescentes com idades ignoradas.
A Campanha Nacional Criança Não é de Rua apresentou em Audiência Pública no Plenário da Assembleia Legislativa, o Observatório Nacional Criança Não é de Rua, uma Plataforma Digital desenvolvida no Ceará para armazenar dados desta população. A ferramenta foi apresentada em todas as capitais brasileiras nos últimos 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário