quinta-feira, 14 de julho de 2011

Delegado Cavalcante anuncia evento de enfrentamento às drogas


As famílias pobres deste estado, não podem ficar reféns deste grande mal que assola nossa sociedade!


O presidente da Comissão de Defesa Social, deputado Delegado Cavalcante (PDT) anunciou, na manhã desta quinta-feira (14/07) durante a sessão plenária, a realização da Conferência Estadual de Enfrentamento ao Crack, Oxi e o Tráfico de Usuários. O tema será “Dependência de Crack entre o Público Feminino, Crianças e Adolescentes”.

O evento, organizado pela Subcomissão para Avaliar a Problemática das Drogas no Estado do Ceará, ligada à Comissão de Defesa Social da Casa, será realizado no próximo dia 8 de agosto, no Plenário 13 de Maio, das 8h às 13h, e conta com o apoio da Associação Brasileira de Assistência aos Dependentes Químicos (Abradeq).

“Amanhã (15/07), os membros da Subcomissão realizam uma reunião para fechar a programação da Conferência”, disse Cavalcante, acrescentando que o evento “não quer produzir soluções mecânicas, mas apresentar propostas concretas de combate às drogas ilícitas”. Cavalcante lembrou que a subcomissão criada na Assembleia tem se preocupado “com o mal da droga, que vem atingindo a nossa juventude do Ceará e do Brasil”.

O deputado pontuou que, no evento, também será discutido o tráfico de usuários. Segundo ele, existe a figura do intermediador, “pessoas que estão se valendo da desgraça alheia para intermediar a internação de dependentes em algumas clínicas e ganharem dinheiro”; além da situação das clínicas terapêuticas no Estado. “Muitas não têm a menor condição de tratar os dependentes”, frisou.

Segundo o deputado, é preciso criar políticas públicas de repressão às drogas. “Infelizmente, o tráfico de entorpecentes ainda é pouco investigado. Muitas apreensões estão acontecendo, mas não com a intensidade que a droga circula na Capital e no Interior”, comentou.

Ainda conforme o parlamentar, igrejas católicas e evangélicas atuam no tratamento de dependentes químicos. Ele citou como exemplo a Igreja Católica Pastoral da Sobriedade, vinculada à Diocese; e instituições vinculadas, como a Leão de Judá.

Em aparte, o deputado Ferreira Aragão (PDT) cobrou do Governo do Estado convênios para auxiliar o trabalho das casas de recuperação. A deputada Mirian Sobreira (PSB) afirmou que “as medidas para auxiliar as casas de recuperação estão andando a passos lentos, enquanto as drogas avançam em todo o Estado e no Brasil”.

A deputada Dra.Silvana (PMDB) também pediu a elaboração de convênios para angariar recursos para as comunidades terapêuticas que tratam dependentes. “As instituições católicas e evangélicas têm saído em campo, mas precisam de recursos”, comentou.

Ainda no pronunciamento, Cavalcante pediu melhor atendimento por parte do SAMU. “Nosso gabinete já pediu uma ambulância, mas não tivemos retorno”, informou.
EU/AM
                                                                              ....... Matéria postada pela Assessoria de Comunicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário