terça-feira, 9 de agosto de 2011

Conferência de enfrentamento às drogas propõe criação de secretaria especial

Deputado Delegado Cavalcante
O presidente da Comissão de Defesa Social e da Subcomissão para Avaliar a Problemática das Drogas no Ceará, deputado Delegado Cavalcante (PDT), alertou na manhã desta segunda-feira (08/08) para “a gravidade da problemática das drogas” no Estado. O alerta foi feito durante a abertura da I Conferência Estadual de Enfrentamento ao Crack, Oxi e Tráfico de Usuários, realizada no plenário da Assembleia Legislativa. O deputado também destacou a necessidade do Governo do Estado criar uma secretaria específica das drogas, de modo a atuar na prevenção e tratamento dos dependentes.
Para Cavalcante, diante da gravidade do problema, é preciso propostas sérias e aplicáveis. O parlamentar ressaltou o trabalho das igrejas e afirmou que há a necessidade de haver um diálogo entre a sociedade e as pessoas envolvidas “porque a coisa é grave, o problema é sério”. “Queremos aqui não só discutir uma coisa mecanizada, mas que seja uma manifestação da sociedade para discutir a realidade que é muito negra não só para o Estado”, disse. 


Deputada Drª Silvana
A deputada Dra. Silvana (PMDB) se mostrou preocupada com o aumento das drogas no Estado, lembrando que muitos dos drogadictos, além de ter que lidar com a dependência, acabam marginalizados da sociedade, abandonados, inclusive, pela própria família. A parlamentar defendeu o aumento de vagas e a liberação de mais recursos públicos para clínicas e hospitais psiquiátricos. “Temos que tratar e procurar meios para vencer este grande mal”, completou.

Deputado Federal Artur Bruno
O deputado federal Artur Bruno (PT-CE), membro da Comissão Especial de Combate ao Crack e outras Drogas da Câmara dos Deputados, destacou o empenho e o compromisso da Assembleia, por meio do Pacto pela Vida, de iniciativa do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa, no combate às drogas no Estado.

O parlamentar enalteceu o trabalho “prioritário” das igrejas, das clínicas e das organizações não governamentais (ONGs) diante dos poucos investimentos do poder público. “Não se vê orçamento para combater o crack e as demais drogas”. Ele acredita que o problema “não é apenas do tráfico, mas de saúde e de assistência, pois é preciso ressocializar”. Artur Bruno defendeu ainda a criação de uma política de prevenção articulada em níveis federal, estadual e municipal.


Psicólogo Paulo Nascimento (ABRADEQ)

Representantes da Associação Brasileira de Dependentes Químicos (Abradeq), parceira da Assembleia na promoção da Conferência, da Promotoria Geral de Justiça do Estado, do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil e do Conselho de Altos Estudos falaram das ações desenvolvidas por suas instituições.
   

Delegado Germano Camelo é homenageado

Na solenidade, foram homenageados os representantes de entidades voltadas à reabilitação de dependentes químicos, como a pastora Cristiane Ramires; Simone Martins, do Centro de Recuperação Leão de Judá; Germano Camelo, da Divisão de Proteção ao Estudante da Polícia Civil do Estado do Ceará (Dipre); padre Antônio Fernando Carvalho, da Pastoral da Sobriedade Regional Nordeste I-Ceará; Osmar Diógenes Parente, do Instituto Volta a Vida e Sheila Mirela, representando o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas da Secretaria de Saúde de Fortaleza.
Postado pela Assessoria de Imprensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário